Ricardo Camarano - O artista plástico em seu ateliê

O Artista

Nascido em 1957 no Brasil, em Araguari - Minas Gerais, Ricardo Camarano inicia seu processo artístico ainda muito jovem, experimentando várias manifestações: desenho, vitrais, pintura, dança e moda.

Como autodidata, pesquisa e realiza esculturas com diversos materiais: argila e madeira entre outros.

Muda-se para Paris em 1990 e aprofunda sua formação em História da Arte no Instituto de Formação de Carreiras Artísticas (ICART - Paris, França).

Em visitas à museus e galerias, se confronta com as diversas técnicas de pintura desenvolvidas ao longo da história.

A evolução do processo da criação das formas e da matéria da cor exerce sobre si uma total fonte de observação e estudos.

Apaixona-se a principio pela técnica desenvolvida pela renascença flamenca, e passa a estudar também as técnicas de têmpera muito utilizadas na feitura dos antigos ícones russos.

É na França que o artista afirma sua antiga busca, não pelo simples registro das imagens em si, mas pela árdua tentativa de processar a pintura com ações semelhantes às da natureza em seu eterno processo de construção e desconstrução.

Após 15 anos de experimentações utilizando a pintura à óleo, revela sua própria poética por meio de uma técnica de acúmulo e desgaste de matéria e cor, numa infindável e repetitiva ação de sedimentar e extrair camadas de pigmento, suscitando uma pintura pura, de aparência bruta mas que, ao tato, é percebido como uma fina camada de pele.

Começa a busca pela palavra que possa traduzir seu processo e sua emoção. Era chegada a hora de trocar experiências. Encontra-se em Paris com a escritora francesa Nicole Vitrier, que o ajuda a escrever seus próprios passos na procura desta sua expressão plástica e poética.

Exposições

  • 2001 - 2006 Virginie Boissiere (marchand), Paris - França
  • 2007 - 2008 ICART Fiac, Paris - França
  • 2009 SP ARTE (Galerie Sycomore), São Paulo - Brasil
  • 2009 - 2010 Galerie Lavigne Bastille, Paris - França
  • 2010 Espaço Cultural Contraponto, São Paulo - Brasil
  • 2012 Galerie Samuel Lalouz, Montréal - Canadá
  • 2013 Galeria Edu Fernandes, São Paulo - Brasil
Suas obras encontram-se em numerosas coleções privadas no Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha e Suíça.
pintura, escultura, desenho, artes plásticas, arte contemporânea, artista pintura, escultura, desenho, artes plásticas, arte contemporânea, artista pintura, escultura, desenho, artes plásticas, arte contemporânea, artista pintura, escultura, desenho, artes plásticas, arte contemporânea, artista pintura, escultura, desenho, artes plásticas, arte contemporânea, artista